Isabel Santos Moura
As crianças de hoje são os adultos de amanhã; se queremos adultos melhores, criemos crianças melhores. Os livros têm o poder de moldar mentalidades e de transformar as pessoas naquilo que nasceram para ser: seres humanos. Que os meus livros possam ajudar a recuperar muita dessa humanidade perdida.
Isabel Santos Moura
O anjo Gabriel, o Miguel e o livro de papel
«O Anjo Gabriel, o Miguel e o livro de papel» é um texto de literatura infantil que aborda as desvantagens do livro eletrónico em relação ao livro em papel.
No aniversário do Miguel, o seu pai oferece-lhe um tablet mas depressa o Miguel se apercebe das suas desvantagens (avaria, é preciso pô-lo a carregar, etc). Até que o tablet avaria e tem de ir para reparação, ficando o Miguel sem aquele que se havia tornado o seu melhor amigo. Então, surge o Anjo Gabriel, o seu anjo-da-guarda, que vendo-o muito triste, o leva a viajar no tempo até uma biblioteca de livros em papel, com a qual ele fica fascinado. Assim, o livro em papel passa a ser o seu melhor amigo pois, ao contrário do tablet, nunca o deixa sozinho. Esta história tenta ser um apelo à leitura, à preservação do livro em papel e das bibliotecas e, acima de tudo, tenta demonstrar que, apesar de ter as suas vantagens, o livro eletrónico nunca terá as mesmas qualidades, principalmente aprazíveis, do livro em papel.
Índigo e Cristal, os meninos que vieram das estrelas
Índigo e Cristal são dois irmãos que vieram do planeta Sírius para a Terra numa tentativa de salvá-la dos constantes atentados ambientais e morais de que, ela e os seres vivos que nela habitam, são alvo. Através do seu exemplo, que assenta numa postura bondosa, altruísta e espiritualmente evoluída, Índigo e Cristal dão-nos algumas indicações para (re)construirmos um mundo melhor: desde a diminuição do consumo de alimentos de origem animal fazendo uma apologia à alimentação vegetariana, passando pela prática de Reiki como terapia de cura alternativa e facilitadora da ascensão espiritual, à transmissão gratuita dos nossos conhecimentos a quem não pode obtê-los de outra forma, bem como o respeito pelos animais como seres sencientes que merecem todo o nosso cuidado e amor, estes dois personagens são os semeadores da Esperança que nenhum de nós deve deixar esmorecer, mostrando-nos que o futuro da humanidade está nas nossas mãos. As crianças de hoje são os adultos de amanhã; se queremos um mundo melhor amanhã, tentemos criar, hoje, crianças melhores!
Antologia de Poesia Contemporânea
Iniciativa da Chiado Editora, foram apresentadas à mesma cerca de 5000 propostas de poetas para integrarem esta antologia; apenas 1500 foram selecionados e Isabel Santos Moura foi uma das autoras escolhidas.
De acordo com a Chiado Editora, esta antologia “reúne textos de consagrados poetas contemporâneos mas também de novos talentos que veem assim publicados os seus primeiros textos numa obra que espelha o posicionamento da Chiado Editora, apostada em viabilizar a publicação de autores emergentes de língua portuguesa, democratizando o acesso ao livro e à cultura.
Centenas de vozes, visões de mundo, pensamentos e memórias, num encontro em que uma voz única emerge da multidão: a voz da poesia como ato de partilha, generosidade e força motriz do seu tempo presente.”
(In https://www.chiadoeditora.com/livraria/)
Mikao e o mistério das mãos que curam
Mikao era um menino que gostava muito de ler, passava dias na biblioteca para coisas novas aprender.
Certo dia, enquanto lia, descobriu algo que parecia magia, mas sem certezas do que aquele mistério seria, partiu em busca de uma explicação e a resposta foi encontrá-la no Japão.
Acabou por descobrir que afinal não era magia… Então o que seria?
Mas agora não te vou contar, senão toda a estória vou desvendar…
Queres ficar a saber? Então este livro vais ter de ler…
Este livro é recomendado pela Associação Portuguesa de Reiki
Artur e a magia do coração
Artur tem uma cor de pele diferente e, por isso, as outras crianças excluem-no das brincadeiras. A fim de colmatar a solidão que Artur sente, a fada Luana dá vida a um boneco de neve, usando a magia da sua varinha de condão. Mas o inverno não dura para sempre e o boneco de neve irá derreter sob os primeiros raios de sol da primavera. Será que, até que isso aconteça, as outras crianças compreenderão a importância do respeito pela diferença, aprendendo que a amizade não tem cor?
Infelizmente, o racismo é um preconceito ainda presente em todo o mundo, pelo que há ainda muita magia por realizar em muitos corações. Este livro poderá ser uma varinha de condão dos tempos modernos.
Abre este livro, abre o teu coração e deixa a magia acontecer!
Nota: Prefácio da, então, Senhora Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunem
A menina do coração verde
"A menina do coração verde" é um livro infantil que mostra uma dimensão do ser humano cada vez mais desperta: a maior consciência de si e do outro, a empatia que nos faz respeitar todos os seres vivos e a forma como podemos fazer jus à nossa humanidade através da compaixão. Este livro aborda também, implicitamente, o bullying, demonstrando como a diferença e a falta de informação sobre ela poderá ser, muitas vezes, alvo de incompreensão. Um livro para crianças mas também para a criança interior de cada adulto que está disposto a sair da zona de conforto, mudando hábitos em prol de um coração mais compassivo e de um planeta mais sustentável.
Nota: Este livro conta com o prefácio do, então, Sr. Deputado André Silva e com o apoio da Aliança Animal, Associação Vegetariana Portuguesa e do projeto "Um Activismo por Dia".