top of page
Foto.jpg

Isabel Santos Moura nasceu em Matosinhos a 8 de dezembro de 1984.
Natural de Matosinhos, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduada em Ciências da Informação: Biblioteconomia e Documentação, concluiu o Mestrado em Educação e Bibliotecas, no âmbito do qual apresentou uma dissertação sobre a história do livro, cujo trabalho de investigação conquistou o 2º lugar do Prémio Raúl Proença, o maior prémio da área biblioteconómica, promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Em 2023, terminou a pós-graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária, na Universidade Comunitária de Chapecó, região de Santa Catarina, no Brasil, especializando-se como biblioterapeuta com nota máxima a todas as disciplinas.
Atualmente, encontra-se a frequentar o doutoramento em Ciências da Documentação na Universidade Complutense de Madrid, sendo investigadora do CEI - Centro de Estudos Interculturais e tem publicado artigos científicos quer em revistas nacionais, quer em revistas internacionais, como a "Scientific Journal of Apllied Social and Clinical Science", bem como capítulos de livros. Faz parte do comité científico do ICITED - International Conference in Information Technology and Education.
Trabalhou de 2011 a 2024 numa autarquia local, no distrito do Porto, sendo desde 2021 a bibliotecária responsável pelo serviço, bem como a coordenadora da Rede de Bibliotecas concelhia e interlocutora do município na Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa.
Fundou, em 2014, a Amor Animal - Associação de Proteção Animal de Baião, na qual assumiu funções de presidente da Direção e presidente da Assembleia.
Em 2013, publicou o livro infantil «O anjo Gabriel, o Miguel e o livro de papel» (Edições Esgotadas), em 2014 publicou «Índigo e Cristal, os meninos que vieram das estrelas» (Chiado Editora), a 21 de março de 2015 – Dia Mundial da Poesia – é lançada a «Antologia Portuguesa Contemporânea», da qual é autora antologiada, em 2016 publicou «Mikao e o mistério das mãos que curam» (Edições Mahatma), em 2017, sai o seu quarto livro infantil - «Artur e a magia do coração» - prefaciado pela então Sr.ª Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e, em 2018, lança "A menina do coração verde" (Storyteller Editora) que, graças ao sucesso da 1ª edição, contou com 2ª edição em 2019. No âmbito da sua produção editorial, tem feito várias apresentações dos seus livros em Portugal e no estrangeiro, tendo feito apresentações em várias cidades do Reino Unido e, em 2016, foi a autora portuguesa convidada pelo Parlamento Europeu a representar Portugal no "Salão do Livro e das Culturas", que se realizou em Kirchberg, Luxemburgo.

bottom of page